Projeto Pedagógico


Proposta PedagógicaDSC_4424

Que fase gostosa da vida é a infância! E deve ser bem vivida em todas as aventuras, brincadeiras e experiências que divertem ao mesmo tempo em que ensinam.

Escola é lugar para aprender e para conviver numa atmosfera de prazer e alegria. Lugar de harmonia e de aconchego onde as crianças possam crescer e se desenvolver, sentindo-se amadas e respeitadas. Assim é a Amora.

Preparar para uma vida melhor e para os desafios de uma sociedade em constante transformação implica em desenvolver uma prática que possa contribuir na formação de pessoas mais criativas, críticas e participativas.

Nessa perspectiva, o trabalho realizado na Amora se fundamenta numa proposta construtivista. Os conteúdos e as atividades são selecionados de forma que possam atender aos interesses das crianças, respeitando as etapas do desenvolvimento infantil e a individualidade de cada um. As vivências cotidianas oferecem diferentes aprendizagens e estimulam a autonomia da criança em seus modos de agir e pensar.

Nossa proposta pedagógica comprometida com o bem-estar e o desenvolvimento integral de nossos alunos contempla objetivos e compromissos que orientam todas as ações que envolvem a criança no seu dia-a-dia dentro da escola.

  • Proporcionar um espaço de interação, cheio de significados e aprendizagens, onde as crianças possam construir conhecimentos e compreender o mundo.
  • Desenvolver capacidades de ser e estar com os outros em uma atitude de aceitação, respeito e cooperação.
  • Oferecer experiências diversificadas onde as crianças possam experimentar, pesquisar, exercitar a criatividade e fazer novas descobertas.
  • Contribuir na formação de valores de solidariedade, liberdade, justiça e tolerância, fundamentais para o convívio social.

Nossa proposta tem como uma de suas fontes o trabalho com projetos que promovem aprendizagens mais significativas para as crianças e envolvem a participação de todos. Criam oportunidades para que as crianças possam estabelecer múltiplas relações, ampliando suas idéias e conhecimentos.

Os projetos envolvem cooperação, interesse, curiosidade, investigação e pesquisa, tornando o trabalho mais dinâmico e criativo.

Projeto Vai e Vem

 

vai_e_vem

“…A cumplicidade da leitura nos permite viver a experiência de compartilhar os sentimentos, as emoções, o deleite que os livros nos fazem viver.”

(IBBY – International Board on Books for Young People)

Contar histórias é uma prática diária na Amora. Além de ouvirem variadas historinhas, as crianças são incentivadas a debater sobre as situações apresentadas, expondo suas impressões e opiniões. A observação das ilustrações também é estimulada, pois são fontes para diversas aprendizagens pela riqueza de cores, texturas e formas.

O Projeto Vai e Vem procura despertar o interesse pelos livros e o prazer de ouvir histórias de forma lúdica e democrática, criando uma disposição positiva em relação à leitura, além de dar aos pais a oportunidade de compartilhar com os filhos este momento especial.

Com duração de oito meses, o projeto oferece 30 títulos diferentes para leitura. Cada turma tem seus próprios livros, escolhidos de acordo com a faixa etária. Ao final do projeto os livros são distribuídos entre as crianças.

A rotina do Vai e Vem:

– As crianças escolhem semanalmente 1 livro e o levam para casa;
– Compartilham a leitura com a família;
– Devolvem a pasta com o livro e o caderno na 2ª feira e participam da roda de comentários sobre a leitura.

BOA LEITURA!

Endereço:

Rua Barão de Icaraí­, 18/20 – Flamengo – Rio de Janeiro – Tel.: (21) 2551-5139 / 2552-7542