História

Clique aqui e veja a Moção de congratulações que a Amora
recebeu da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

 

casa_amora_recortada

Amora em 1982

 Tudo começou numa casinha branca de janelas vermelhas, numa esquina tranquila do bairro do Flamengo. No portão, uma faixa onde se lia “matrículas abertas, crianças de 3 meses a 5 anos”. Lá dentro, tudo carinhosamente planejado para proporcionar um ambiente estimulante, harmonioso para as crianças.

O objetivo maior das fundadoras era oferecer à comunidade do bairro, a opção de uma escola diferente das demais, que fosse uma alternativa contra a massificação gerada pelas grandes escolas. A idéia era também oferecer várias opções de horários de permanência, desde o horário escolar até o horário integral, facilitando assim a vida dos pais que trabalham. Um lugar onde pais pudessem deixar seus filhos confiantes e felizes, que funcionasse como uma extensão de suas casas, com cuidados, carinho e atenção especial a cada um e ao grupo. Uma escola com atendimento individualizado tanto para as crianças quanto para seus pais.

Acreditamos que assim teríamos um ambiente propício ao desenvolvimento das crianças, aliados a uma metodologia que respeitasse o desenvolvimento próprio de cada faixa etária.

E assim vieram os alunos, e a casa de janelinhas vermelhas encheu-se de alegria, energia, de sons, de descobertas. Vieram desafios a serem superados, sonhos concretizados e a serem concretizados. A Amora cresceu e gradativamente o trabalho foi sendo ampliado: primeiro surgiu o Jardim 3, depois o CP. O fato do espaço estar ficando pequeno, aliado à necessidade de dar continuidade ao nosso trabalho, fez com que ampliássemos nossas instalações. Em 2000 a casa vizinha foi anexada à nossa e foi então criada a Classe de Alfabetização. O sucesso dos resultados da Educação Infantil nos levou a implantar em 2006 o Ensino Fundamental I, o que aconteceu de forma gradativa e cuidadosa, com o acréscimo de uma série a cada ano.

Em 2012 a Amora comemora 30 anos, sempre atenta às transformações do mundo, reciclando-se constantemente visando acompanhar os novos interesses e necessidades das crianças. Temos muitas histórias para contar, muitas lembranças, muitas alegrias, muitos amigos conquistados durante essa trajetória, e muito orgulho por ter participado de forma tão positiva da vida de todos que fizeram parte de nossa história: crianças, pais, professores e demais funcionários.

 

fachada_horiz_eft_2          fachada_amora_atual_eft_2

Amora Atual

 

Endereço:

Rua Barão de Icaraí­, 18/20 - FLAMENGO - Rio de Janeiro - Tel.: (21) 2551-5139 / 2552-7542