Funcionamento

20140213_bercario_1_3

Faixa etária:

Nosso berçário atende crianças entre 3 meses a 12 meses, aproximadamente. Com o intuito de melhor atender às necessidades específicas desta faixa etária, dividimos o grupo em Berçário 1, bebês de 3 a 10 meses e Berçário 2, de 10 a 12 meses. Desta forma, respeitamos as respostas da criança em diferentes situações, nas idades cronológicas específicas, promovendo atividades de psicomotricidade, com nível de interesse mais compatível.

Horários:

Funcionamos de 7:00 h às 19:00 h, e os pais podem optar pelo horário parcial (6h), estendido (8h), semi-integral (10h) e integral (12h).

As berçaristas cobrem todo o período de 12 horas para que os bebês permaneçam sob os cuidados das pessoas de seu convívio diário e dentro do ambiente que lhe é familiar. Portanto, os pais podem trabalhar tranqüilos, sabendo que seus bebês estão bem acompanhados e cercados de carinho.

Espaço Físico:

O espaço compreende: sala do Berçário 1, com sala de atividades de recreação e de sono, sala do Berçário 2, solário e sala de Estimulação Psicomotora, equipada com espelho e barrinha, balanço, piscina de bolas e percurso colorido.

Os brinquedos diversos e materiais para estimulação (bola suíça e módulos) ajudam a criança a se desenvolver de forma divertida e aconchegante.

Através de sistema de câmeras, direção e coordenação monitoram o ambiente e todos os momentos de atividades dos bebês.

Atividades:

As conquistas em relação à sustentação do próprio corpo, como, sentar, rolar, engatinhar e andar são proporcionadas através da estimulação psicomotora. Ao explorar o ambiente, a criança exercita sua motricidade e adquire conhecimento do seu corpo. As atividades realizadas contribuem para o desenvolvimento harmonioso do bebê em sua relação com seu corpo e com o mundo exterior.

Nas aulas com o professor de música, acompanham os diferentes ritmos e cantigas, assim, desde cedo entram em contato com a cultura musical.

Nas aulas com o professor de arte-recreação, ouvem pequenas histórias e se divertem com teatrinho de fantoches, o que propicia o desenvolvimento da atenção e da linguagem.

20140217_aividade_fisioterapia_bercarios_28

MUITA AÇÃO NO BERÇÁRIO…

As crianças que passam a maior parte do seu tempo em berçários e creches devem possuir um ambiente favorável ao seu desenvolvimento, com brinquedos adequados à idade, estímulos visuais, auditivos, táteis, além de profissionais qualificados a utilizarem todos estes materiais a favor dos bebês.

O fisioterapeuta também se encaixa neste perfil de profissional, que sabe como utilizar os materiais e brinquedos na estimulação dos pequenos, assim como possui todo o conhecimento necessário da neuropediatria, adequando cada criança em sua fase normal do desenvolvimento.

O ato de brincar é o principal recurso utilizado nas atividades por permitir que a criança explore ativamente o ambiente; pratique habilidades que irão encorajá-la e desafiá-la no desenvolvimento de novas habilidades e conhecimento de atividades diferentes. As brincadeiras/atividades propostas visam desenvolver o ritmo, coordenação motora global e fina, noção espaço-temporal, equilíbrio estático e dinâmico das crianças.

Equipe:

As berçaristas passam por capacitação e orientação constantes, adquirindo noções sobre o desenvolvimento do bebê, higiene e segurança, sob supervisão da equipe técnica: psicóloga, coordenadora pedagógica, fisioterapeuta e pediatra.

O vínculo afetivo entre os bebês e as berçaristas é fundamental para garantir um bom desenvolvimento sócio-emocional. Portanto, carinho e atenção são indispensáveis, e se fazem presentes em todos os momentos da rotina diária.

Endereço:

Rua Barão de Icaraí­, 18/20 - FLAMENGO - Rio de Janeiro - Tel.: (21) 2551-5139 / 2552-7542