Informações

CURRÍCULO

 

DSC_3823“Como eu vou saber da terra,
se eu nunca me sujar?

Como eu vou saber das gentes,
sem aprender a gostar?
Quero ver com os meus olhos,
quero a vida até o fundo,
Quero ter barro nos pés, eu
Quero aprender o mundo!”

Pedro Bandeira

 

Em seu poema, Pedro Bandeira, nos mostra uma infância vivida em interação com o mundo e a ânsia da criança em conhecer o universo que a rodeia.

E criança é assim mesmo, cheia de expectativas em relação ao mundo.

Pensando assim, a Amora propõe um currículo vivo e dinâmico, que prevê interações criativas e estimulantes para que as crianças possam aprender de forma prazerosa.

Escolhemos para nossa prática o trabalho com projetos, que possibilita a integração de diferentes conhecimentos e envolve muitas aprendizagens.

A seleção dos conteúdos e o planejamento de atividades são definidos, respeitando os interesses das crianças, para que se sintam sempre motivadas e desafiadas a explorar o mundo a sua volta.

Brincadeiras no pátio, roda de histórias, jogos, atividades plásticas, entre outras, fazem parte da rotina e são ferramentas para várias situações de aprendizagem.

A prática pedagógica se faz através das múltiplas linguagens, das interações e do lúdico, buscando a ampliação e diversificação dos conhecimentos e experiências das crianças.

 

GRUPOS

A Amora organiza suas turmas de acordo com a faixa etária das crianças. Cada grupo tem sua própria sala e conta com uma professora regente e uma auxiliar de ensino.

GRUPO 1 => de 13 a 24 meses

GRUPO 2 => 2 a 3 anos

GRUPO 3 => 3 a 4 anos

GRUPO 4=> de 4 a 5 anos

GRUPO 5 => 5 a 6 anos

Como a interação entre as diferentes faixas etárias é importante no desenvolvimento das crianças, planejamos sempre atividades e projetos que integram os grupos, assim, uns aprendem com os outros.

OBJETIVOS

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

jogo_varandaToda criança precisa brincar, interagir e se expressar. Precisa de atenção, de cuidados e de afeto. Portanto, reconhecer e acolher essas necessidades é fundamental para a construção de uma prática que favoreça, apoie e estimule as crianças em todas as dimensões de seu desenvolvimento.

Nessa perspectiva, a Amora desenvolve seu trabalho, considerando um conjunto de ações e intenções que contemplem o desenvolvimento pleno e contribuam na formação de crianças felizes e saudáveis:

  • Promover um ambiente alegre, agradável e acolhedor para que as crianças possam interagir de forma espontânea e atuar com gradativa autonomia, confiantes em suas possibilidades.
  • Atender a criança em suas necessidades essenciais, respeitando suas peculiaridades e oferecendo condições para que desenvolva hábitos e atitudes de respeito e cuidado com a própria saúde e bem-estar.
  • Apoiar as iniciativas espontâneas e incentivar a brincadeira, oferecendo material e espaço adequados para que as crianças elaborem de forma pessoal e independente suas emoções, sentimentos, conhecimentos e regras sociais.
  • Propiciar o acesso a recursos variados que diversifiquem as experiências e aprendizagens das crianças, desenvolvendo a curiosidade e a criatividade.Organizar situações de aprendizagens que permitam que as crianças trabalhem com diversos conhecimentos, ampliando suas capacidades de apropriação dos conceitos, dos códigos sociais e das diferentes linguagens.
  • Proporcionar condições para que as crianças possam expressar sentimentos, idéias, necessidades e desejos, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
  • Estimular o desenvolvimento das habilidades motoras, oferecendo oportunidades para as diversas conquistas no plano da consciência corporal.
  • Ampliar permanentemente conhecimentos sobre a cultura e a natureza, proporcionando meios para a construção de sua identidade e cidadania.

 

OBJETIVOS PARA O GRUPO 1

OBJETIVOS PARA O GRUPO 2

OBJETIVOS PARA O GRUPO 3

OBJETIVOS PARA O GRUPO 4

OBJETIVOS PARA O GRUPO 5

AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

ROTINA DIVERSIFICADA

Na rotina diversificada, as turmas percorrem diferentes espaços que são especialmente planejados de modo a proporcionar multiplicidade de experiências e contato com todas as linguagens. Assim, as crianças têm oportunidade de brincar e criar de forma dinâmica e estimulante, ampliando seus conhecimentos e habilidades e consolidando novas aprendizagens.

Durante a semana, as turmas têm uma rotina com atividades para diferentes espaços, desenvolvidas e planejadas pelas professoras dos grupos. São eles:

CONSTRUÇÃO – Espaço reservado aos jogos e outros objetos ou brincadeiras em que as crianças possam explorar semelhanças e diferenças, perceber características, classificar, analisar situações-problema, levantar hipóteses e possibilidades de solução. A exploração dos jogos propicia esforços físicos e mentais. Ao manuseá-los a criança exercita o raciocínio lógico, a coordenação visomotora, a socialização e a concentração.

CRIAÇÃO – Espaço para produção, manifestação e apreciação artística. Criando suas próprias produções artísticas as crianças exercitam a autoria (coletiva e individual), através de diversos recursos materiais. A modelagem, a pintura, o desenho e as construções desenvolvem o senso estético e crítico.

DESCOBERTAS – Espaço para que as crianças ampliem a linguagem oral e possam, através de variadas situações, falar e ouvir. Assim, vão enriquecendo seus recursos de expressão e de compreensão, bem como seu vocabulário e o gosto pela leitura. Fazem parte este espaço, os livros e diversos materiais ou textos que possam proporcionar questionamentos, formulação de perguntas e respostas. É também, espaço para desenvolvimento da imaginação e ampliação do conhecimento de mundo. Além de introduzir a criança na língua escrita, reconhecendo seus diferentes usos sociais.

BRINCADEIRA – Espaço para que as crianças possam explorar e vivenciar, junto com seus pares e de forma lúdica, um amplo repertório de movimentos e gestos, de expressão, de sensações, de criatividade, imaginação e fantasia. Neste contexto, as crianças estabelecem relações, expressam-se e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro e sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes de sua corporeidade. Os objetivos visam o desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor e social. Os recursos deste espaço são objetos para brincadeira de faz de conta e materiais para exploração motora e expressiva.

GRUPOS 4 E 5

As crianças dos Grupos 4 e 5 já apresentam maiores habilidades e novos interesses, além de estarem mais próximos do ingresso no Ensino Fundamental.

Dessa forma, a Amora procura manter um trabalho diferenciado, criando novos desafios e desenvolvendo nas crianças atitudes que serão importantes para outra etapa da educação, procurando diversificar ainda mais as experiências das crianças, a Amora inclui novas vivências na rotina destes grupos.

LANCHE DE CASA – Em dia determinado, uma vez por semana, as crianças trazem seu lanche de casa. Elas aprendem a manusear os potes, garrafinhas, abrir pacotes de biscoito e muito mais. Alimentos e preferências viram assunto para conversas, e o lanche, um momento diferente e agradável.

DEVER DE CASA – As crianças do Grupo 4 levam a tarefa de casa toda sexta-feira e as do Grupo 5, duas vezes na semana. As tarefas acompanham os conteúdos trabalhados em sala e são organizadas de forma lúdica para que as crianças se sintam motivadas em executá-las. A pesquisa e trabalhos de criação também fazem parte dessa proposta, estimulando a curiosidade e a criatividade.

Estes grupos possuem uma lista de material individual que deve ser entregue pelos pais no início das aulas. Contam também com um “Caderno de Atividades Integradas” como apoio didático.

O material deve ser todo marcado com o nome dos alunos e, reposto quando houver necessidade.

 

 

ATIVIDADES CURRICULARES
Atividades Curriculares

  Além das diversas atividades pedagógicas conduzidas pelas professoras dos grupos, aulas de Informática, Inglês, Música e Arte-recreação, enriquecem o currículo das crianças. Professores especializados contribuem, com suas aulas, para o desenvolvimento de habilidades e capacidades dos alunos.

Informática

 

A partir do Grupo 4 as crianças aprendem a explorar o computador de forma lúdica e criativa. Os diversos jogos utilizados desenvolvem a percepção visual e são ótimos instrumentos para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Além disso, a brincadeira permite que as crianças entrem em contato com as letras e números enquanto aprendem os termos da informática. Atividades de criar, desenhar, colorir e pesquisar também fazem parte do trabalho.

Inglês

logo_learnig_fun_2A partir do Grupo 2 as crianças entram em contato com um novo idioma. O aprendizado acontece naturalmente e de forma contextualizada através de brincadeiras, jogos, músicas e atividades elaboradas para atender as diferentes idades. O objetivo é proporcionar às crianças vivenciar a língua através de seu uso em situações reais que estimulem o diálogo e o pensar em outro idioma. Assim, as crianças vão aprendendo a se comunicar em inglês ao mesmo tempo em que se divertem.

Música

 

Brincar com a música, cantar e dançar, são fontes de prazer e alegria, especialmente na Educação Infantil. Nas aulas de música, são oferecidas diversas experiências que possibilitam não só a expressão por meio desta linguagem, mas também a apreciação de diferentes gêneros musicais. Assim, crianças de todas as faixas etárias entram em contato com sons, ritmos e movimentos, ampliando e desenvolvendo suas habilidades motoras e de percepção, por meio da voz, do corpo e de instrumentos musicais.

Arte-recreação

 

Jogos, brincadeiras, expressão corporal, teatro e muitas histórias compõem o vasto repertório de atividades destas aulas tão apreciadas pelas crianças. As diversas formas de expressão e comunicação ampliam o conhecimento do mundo e da cultura. As aulas são oferecidas para todos os grupos e estimulam a socialização e o desenvolvimento da afetividade e da auto-estima das crianças, possibilitando as mais diversas aprendizagens.

Endereço:

Rua Barão de Icaraí­, 18/20 – Flamengo – Rio de Janeiro – Tel.: (21) 2551-5139 / 2552-7542