Cuidados Essenciais

Cuidados EssenciaisVer Página

DSC_4958
Contemplar o cuidado na Educação Infantil significa compreendê-lo como parte integrante da educação. A base do cuidado humano está em compreender como ajudar o outro a se desenvolver como
ser humano. Assim, cuidar de criança é sobretudo dar atenção a ela, identificar e responder às suas necessidades.

Dessa forma, o cuidar se faz presente em todos os momentos da rotina, nas atitudes e posturas dos educadores. Atividades específicas também são elaboradas para tratar de assuntos importantes como a saúde e o meio ambiente, promovendo diversos conhecimentos e desenvolvendo atitudes de preservação e autocuidado.

A pediatra da escola orienta funcionários e pais e faz o controle e prevenção de doenças.

Comprometidos com o bem-estar físico e emocional de nossas crianças, esperamos contribuir na formação de sujeitos que saibam valorizar e respeitar a vida.

ALIMENTAÇÃO

Uma alimentação saudável nesta fase da vida é essencial, e educar as crianças para que desenvolvam bons hábitos alimentares é uma tarefa que envolve pais e escola.

Na Amora esses cuidados estão presentes não só na elaboração do cardápio, mas também, nos momentos da refeição.

Promover um ambiente agradável e tranquilo e estimular as crianças faz parte da rotina dos profissionais.
Além disso, projetos pedagógicos como a Semana de Saúde, a Culinária e outras atividades, oferecem oportunidades para a aquisição de diversos conhecimentos que auxiliam nesta tarefa.

A definição do cardápio e do programa de alimentação e nutrição fica a encargo da nutricionista da escola, que também orienta os profissionais quanto à higiene e preparo dos alimentos.

Nossa proposta comprometida com o bem-estar e o desenvolvimento integral de nossos alunos, considera objetivos que norteiam todas as ações nutricionais que envolvem a criança no seu dia-a-dia na Amora:

Crianças de 1 a 6 anos
 Estimular o consumo diário de frutas, legumes e verduras nas refeições; uso de folhas de produtores orgânicos; redução do consumo de açúcar e sal e o não uso de alimentos industrializados, processados e ultraprocessados;
 Elaborar para os lanches e aniversários preparações culinárias caseiras como bolos e biscoitos preparados com farinha integral, açúcar demerara e frutas secas, para as crianças de 1 ano a 2 anos;
 Estimular o consumo de pães, biscoitos, arroz e macarrão integrais;
 Dar prioridade aos alimentos em sua forma natural e as preparações assadas, cozidas e ensopadas;
 Elaborar as preparações que atraiam a atenção e gosto das crianças;
 Estimular a mastigação priorizando os alimentos sólidos;
 Reduzir o consumo de sucos e oferecer a fruta na colação e lanche;
 Estimular o consumo de água;
 Estimular a criança a se alimentar sozinha .

Afeto e uma comidinha gostosa fazem da refeição um momento de alegria e prazer. Afinal, comer verduras e legumes não precisa ser um sofrimento!

Refeições na Amora:

  • Na parte da manhã, por volta das 9 horas, um lanche leve e nutritivo para as crianças: suco de frutas ou frutas ao natural.  O almoço é servido às 11:00 h para os Grupos 1 e 2 e para os demais grupos a partir das 11:30 h.
  • O lanche é oferecido às 14:00 h para o Grupo 1, e às 14:30 h para os demais grupos.
  • O horário do jantar é às 17:00 h para o Grupo 1, e às 17:30 h para os demais grupos.
  • Os pais podem acompanhar a alimentação das crianças através dos registros diários na agenda. A rejeição a determinados alimentos bem como as alterações no apetite das crianças são sempre comunicadas à família.
HIGIENE

 

DSC06634Assim com a alimentação, a higiene também está presente nos projetos pedagógicos. O cuidado com o corpo, atitudes e procedimentos fazem parte da rotina das crianças e merecem a atenção e orientação dos profissionais.

Orientadas e supervisionadas pelos adultos, as crianças vão adquirindo, gradativamente, maior autonomia em relação à higiene pessoal.

BANHO – As crianças do integral tomam banho na parte da manhã. Geralmente a partir das 10 horas.

HIGIENE BUCAL – A higiene bucal é feita após o almoço. Para garantir uma boa escovação, as crianças são acompanhadas por adultos que auxiliam e orientam nos procedimentos.

Quanto aos materiais de higiene para as crianças do integral:

  • Toalhas de banho, sabonete, pasta de dente e shampoo são fornecidos pela escola. As toalhas de banho são trocadas diariamente e cada criança possui sua própria saboneteira.
  • A escova de dente deve permanecer na escola
  • É preciso enviar um saco plástico para roupa suja todos os dias e manter sempre um pente ou escova de cabelo na mochila.
  • As crianças de período escolar tomam banho sempre que necessário e para isso precisam manter na mochila seu material de higiene.
SAÚDE

Saúde

 

DSC00364Para promover o crescimento e o desenvolvimento saudável das crianças é preciso estar atento a todas as suas necessidades.Para isso, a equipe de profissionais procura sempre oferecer conforto, segurança e proteção às crianças em todos os momentos e ambientes da escola, comprometida com o bem-estar físico e emocional de cada uma delas.Pediatra, Nutricionista, Psicóloga e Coordenadora Pedagógica fazem o acompanhamento dos grupos, orientando os profissionais e avaliando as crianças nos diferentes aspectos do seu desenvolvimento.

Complementando a ação da escola, contamos com a assistência da URMES (Urgências Médico-Escolares) para todo tipo de ocorrência. A visita de um médico pode ser solicitada sempre que necessário. Em casos de urgência, as crianças são encaminhadas para instituições conveniadas.

Cercados de todos os cuidados, esperamos oferecer tranqüilidade aos pais e um ambiente saudável para nossas crianças.

SONO

Sono

sono_g1

Um soninho gostoso ajuda a repor as energias e o descanso faz parte da rotina dos pequeninos.Crianças do G1 ao G3 dormem após o almoço, por aproximadamente uma hora. O sono é supervisionado por um adulto e as crianças dormem em colchonetes forrados com lençol fornecido pela escola.Como as necessidades e o ritmo de sono variam de criança para criança, e até em função da idade, atividades e brincadeiras tranqüilas são oferecidas para os que não querem dormir.

As crianças dos grupos maiores, durante esse período, participam de atividades mais calmas para que possam relaxar.

Endereço:

Rua Barão de Icaraí­, 18/20 – Flamengo – Rio de Janeiro – Tel.: (21) 2551-5139 / 2552-7542