Funcionamento

Funcionamento

20140213_bercario_1_3

Faixa etária:

Nosso berçário atende crianças entre 3 meses a 12 meses, aproximadamente. Com o intuito de melhor atender às necessidades específicas desta faixa etária, dividimos o grupo em Berçário 1, bebês de 3 a 10 meses e Berçário 2, de 10 a 12 meses. Desta forma, respeitamos as respostas da criança em diferentes situações, nas idades cronológicas específicas, promovendo atividades de psicomotricidade, com nível de interesse mais compatível.

Horários:

Funcionamos de 7:00 h às 19:00 h, e os pais podem optar pelo horário parcial (6h), estendido (8h), semi-integral (10h) e integral (12h).

As berçaristas cobrem todo o período de 12 horas para que os bebês permaneçam sob os cuidados das pessoas de seu convívio diário e dentro do ambiente que lhe é familiar. Portanto, os pais podem trabalhar tranqüilos, sabendo que seus bebês estão bem acompanhados e cercados de carinho.

Espaço Físico:

O espaço compreende: sala do Berçário 1, com sala de atividades de recreação e de sono.

O Berçário 2 durante o dia percorre diferentes espaços que são planejados de modo a proporcionar muitas experiências. São eles: Sala do Brincar, Sala da Construção, Sala de Movimento e Descobertas, Solário e Pátio.

Através de sistema de câmeras, direção e coordenação monitoram o ambiente e todos os momentos de atividades dos bebês.


20140217_aividade_fisioterapia_bercarios_28

Proposta Pedagógica dos Berçários: um olhar para os bebês

O trabalho nos berçários é norteado por alguns princípios, sendo um deles, a valorização do vínculo entre bebê e educadora e o outro, o brincar livre.

O bebê é visto como um ser ativo. É o protagonista dessa relação. Isso permite que a criança possa se desenvolver em seu próprio ritmo.

Acreditamos que cada criança, deve construir uma imagem positiva de si mesma, e ter respeitado o seu tempo de desenvolvimento.

Essa proposta tem contribuições de áreas de saber como a psicanálise e a psicomotricidade, reconhecendo a importância de um olhar sensível e detalhado ao bebê, inspirados pelas ideias da Drª Emmi Pikler sobre o desenvolvimento e cuidados na primeira infância.

A possibilidade de ser ativo e autônomo é fundamental para seu bom desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. Estimulamos a reflexão sobre o papel dos profissionais de forma a criar um ambiente afetivo e com materiais propícios à atividade autônoma dos bebês.

A autonomia e a motricidade livre são bastante valorizadas, cabendo ao adulto garantir a segurança do bebê, sem intervenções desnecessárias.

A seleção de brinquedos, objetos e jogos são oferecidos em adequação às capacidades e interesses de acordo com seu nível de desenvolvimento. São uma constante fonte de brincadeiras que estimulam a criatividade e capacidade de iniciativa, permitindo à criança a tomada de consciência de si mesmo e de seu entorno.

Num ambiente de afeto e respeito, sob o olhar atento e cuidadoso do adulto, a criança pode desenvolver suas competências com segurança para explorar o mundo que a cerca.

A alimentação é uma parte importante e significativa dos cuidados cotidianos. Alimentar é muito mais do que nutrir. É a descoberta de sensações, sabores e aromas. Nesse momento, também acontece uma atividade social, com regras e hábitos a serem aprendidos.

Entendemos que a valorização das relações cotidianas e dos cuidados, como alimentação, o banho e as trocas são momentos muito ricos de aprendizagem e desenvolvimento, onde se estreitam os laços entre a criança e o adulto.

Atividades:

Nas aulas com o professor de música, acompanham os diferentes ritmos e cantigas, assim, desde cedo entram em contato com a cultura musical.

Nas aulas com o professor de arte-recreação, ouvem pequenas histórias e se divertem com teatrinho de fantoches, o que propicia o desenvolvimento da atenção e da linguagem.

Equipe:

As berçaristas passam por capacitação e orientação constantes, adquirindo noções sobre o desenvolvimento do bebê, higiene e segurança, sob supervisão da equipe técnica: psicóloga, coordenadora pedagógica, fisioterapeuta e pediatra.

O vínculo afetivo entre os bebês e as berçaristas é fundamental para garantir um bom desenvolvimento sócio-emocional. Portanto, carinho e atenção são indispensáveis, e se fazem presentes em todos os momentos da rotina diária.

Vídeo

Endereço:

Rua Barão de Icaraí­, 18/20 – Flamengo – Rio de Janeiro – Tel.: (21) 2551-5139 / 2552-7542