Cuidados Essenciais

O desejo de atividade parte da criança e do sentimento de segurança que ela experimenta com o adulto. Esse sentimento é construído na rotina de cuidados com os bebês: alimentação – sono – troca.

 

ALIMENTAÇÃO

A alimentação se constitui um dos grandes momentos para a formação de vínculo entre o bebê e sua educadora. Ocorre em três etapas, de acordo com idade em que o bebê se encontra.

Primeira etapa – Bebês de colo 

Os bebês a partir de 3 meses são alimentados no colo, de modo único e exclusivo.

Segunda etapa – Bebês que sentam sozinho

BERÇÁRIO 1: inicia-se quando o bebê consegue sentar sozinho na cadeira infantil.

A educadora senta-se na sua frente  e alimenta-o. A educadora dirige sua atenção a elas com palavras carinhosas e comentários sobre a alimentação.

BERÇÁRIO 2: o bebê senta-se à mesa.

A educadora senta-se próximo às crianças, alimentando os que precisam de ajuda e incentivando os que estão inciando o processo de autonomia.

Terceira etapa

Inicia-se quando o bebê já domina o uso da colher e do copo.  A educadora apenas os acompanha, incentivando-os e comentando sobre a alimentação e sua importância.

 

Para atender às necessidades e restrições alimentares dos bebês, contamos com uma lactarista que prepara com muito carinho, higiene e cuidado as refeições do Berçário.

Lanches, sucos, sopinhas e papinhas são preparadas em local exclusivo, o Lactário, e os alimentos são sempre fresquinhos e selecionados.

Cada um dos bebês do Berçário 1 tem seu próprio cardápio, elaborado diariamente. A introdução de novos alimentos, a forma de preparo ou a apresentação dos mesmos, é sempre combinada com os pais, seguindo as orientações e liberação do pediatra da criança. Os bebês do Berçário 2 têm cardápio elaborado pela nutricionista da escola.

Além desses cuidados, um ambiente tranqüilo, uma “comidinha saborosa” e o carinho das nossas berçaristas garantem uma refeição bem gostosa.

 

SONO

Nos seis primeiros meses de vida os bebês dormem até 18 horas por dia. Portanto, quando o soninho chega, o melhor a fazer é deixar que o bebê descanse. Assim, ele repõe suas energias para brincar e explorar o ambiente, além de manter-se bem-humorado e mais bem disposto. Porém, é importante lembrar que manter uma rotina e horários regulares garantem um melhor descanso.

O sono no berçário acontece, habitualmente, após o almoço, por volta das 11:30 h e dura aproximadamente duas horas, sendo que os períodos podem variar de acordo com a faixa etária de cada bebê. Berçaristas atentas promovem o aconchego para um soninho gostoso e tranquilo.

SAÚDE

A saúde dos bebês é sempre motivo de preocupação para as famílias, principalmente quando eles precisam ingressar na creche.

A Amora também se preocupa com este aspecto, por isso, adotamos uma postura de prevenção, de cuidado e de acompanhamento, procurando assim, garantir maior tranqüilidade para os pais e bem-estar para os bebês.

A equipe é bem treinada para a vigilância e notificação de qualquer alteração apresentada. Além disso, contam com o acompanhamento e orientação da pediatra e da psicóloga da escola.

Os cuidados com o ambiente também são fundamentais no que diz respeito à segurança dos pequenos e à higiene, para que possam brincar felizes e saudáveis.

 

HIGIENE

berc_banho_2As trocas de fralda, o banho, as trocas de roupa e todos os cuidados em relação à higiene são momentos de interação dos adultos com os bebês e também oferecem oportunidades de aprendizagem. Nessas interações, brincadeiras e conversasfavorecem o desenvolvimento da comunicação e a exploração dos limites e possibilidades de movimento dos bebês.

As banheiras são higienizadas após cada banho. Os bebês que já se sustentam, utilizam o box que possui chuveiro, barra de segurança e tapete antiderrapante, sempre com o auxílio e supervisão de um adulto.

A verificação constante das fraldas e a higiene adequada durante as trocas ajudam a prevenir as assaduras. Os pais podem acompanhar as evacuações através da agenda, onde os registros são feitos diariamente.

Nossas berçaristas têm o compromisso de cuidar da higiene dos bebês de forma alegre e carinhosa para que eles se sintam seguros e acalentados.

 

Endereço:

Rua Barão de Icaraí­, 18/20 – Flamengo – Rio de Janeiro – Tel.: (21) 2551-5139 / 2552-7542