A Importância da Capacitação de Equipe na Amora

A Importância da Capacitação de Equipe na Amora

Por que há Capacitação?

A capacitação é uma instituição fundamental na gestão de qualquer empresa.

Podemos considerá-lo como elemento chave da produtividade.

Os Treinamentos na escola eram vistos de uma forma negativa. Havia uma ideia de que era um momento para chamar a atenção dos funcionários e para assumir compromissos que deveriam se estender para todo o ano letivo.

O formato mudou. Passamos a entender o treinamento como um momento de capacitação, de investimento no material humano.

A equipe amadureceu e, hoje, recebem as Capacitações de forma mais positiva, já “recebem algo” que os beneficia e valoriza como profissional.

Investimos em palestras, trazendo profissionais de diferentes áreas de educação e saúde, além da Equipe Técnica da Escola (Pediatra, Psicóloga, Pedagoga, Nutricionista).

Com isso, tornamos esses eventos mais interessantes e dinâmicos, aumentando a adesão às novas propostas e obtendo maior participação dos funcionários.

Podemos considerar que com essa mudança de visão, houve amadurecimento da equipe. Estão bem mais receptivos e participativos.

Fatores como motivação, expectativas, valores, conformismos estão relacionados com o desempenho, o que justificou a divisão da capacitação profissional em dois processos distintos: treinamento e desenvolvimento. O desenvolvimento foi identificado com a ampliação de potencialidades, tendo em vista o acesso à hierarquia de poder, ou seja, a capacitação do indivíduo para ocupar cargos que envolvam mais responsabilidades e poder.

. Capacitar não significa apenas dar mais informações e desenvolver habilidades, mas ser mais identificado com a empresa. 

. O processo de capacitação das pessoas tem por missão ensiná-las a pensar, a reelaborar a fazer autocrítica. Os indivíduos não só precisam saber “como fazer”, mas, também conhecer o “por que fazer”.

. Capacitar é oferecer oportunidades para que as pessoas possam frequentemente refletir sobre seus significados e exercitar seu lado crítico, profissionalizando-se, assim, diante das circunstâncias do trabalho diário e de seu projeto de vida.

Ter uma equipe preparada é a base para uma empresa ter sucesso. Ocorre que muitas vezes, executivos e empreendedores acreditam nisso, mas não sabem como por em prática.

Yara Macieira, psicóloga

Endereço:

Rua Barão de Icaraí­, 18/20 - FLAMENGO - Rio de Janeiro - Tel.: (21) 2551-5139 / 2552-7542