A importância das férias para as crianças

A IMPORTÂNCIA DAS FÉRIAS PARA AS CRIANÇAS

por Yara Macieira, psicóloga

Um artigo da revista Pediatrics, fala sobre a importância dos recessos escolares e da nova política recomendada sobre o assunto, pela Academia Americana de Pediatria.  O período de férias é importante para promover um estilo de vida saudável e deve ser respeitado.

O recesso oferece às crianças benefícios cognitivos, físicos, emocionais e sociais.  Os intervalos (recreio) onde as onde as crianças podem realizar brincadeiras ou atividades livres e não estruturadas, são fundamentais.

Não respeitar esses períodos de descanso, pode afetar, negativamente, o desempenho acadêmico. Ao contrário, com um recesso adequado, há evidências de melhora da saúde física, das habilidades sociais e do desenvolvimento cognitivo.

Como diz o Dr. José Luiz Setúbal: As férias escolares devem ser usadas para o descanso e não para encher a agenda das crianças com milhões de atividades físicas, culturais, aulas, etc.

 

Fonte: A nova declaração de política da Academia Americana de Pediatria, “The Crucial Role of Recess in Schools“, publicado na edição de janeiro de 2013 da revista Pediatrics.

Endereço:

Rua Barão de Icaraí­, 18/20 - FLAMENGO - Rio de Janeiro - Tel.: (21) 2551-5139 / 2552-7542